 |
Chivas bebê |
Sua gata deu cria ou então você não resistiu e adotou/comprou um gatinho ainda filhote. Bom, esses pequenos não são feitos só de fofura; precisam de alguns cuidados para crescerem saudáveis e se adaptarem ao lar.
Bom, caso a sua gata tenha dado cria, não se preocupe, deixe que os principais cuidados ela mesmo dará ao gatinho
Levando o gatinho pra casa
Ao trazer um gatinho para casa, primeiro de tudo, tenha paciência. Ele foi separado da mãe, levado para um ambiente estranho, muitos não reagem bem a isso. Quando adotei a Chivas, ela tinha 50 dias e estava numa gaiola na feira de adoção da SUPRA. Estava assustada e além de arranhar toda a minha mão esquerda, se encolheu num canto da caixinha, miando grosso e muito alto, não quis comer nem beber água. Só no dia seguinte é que fez cocô e xixi.
Então o primeiro passo é escolher um cômodo menor da casa para seu gatinho. Assim ele não se assusta com a amplitude da casa. Nesse local, coloque a cama, as vasilhas de água e comida e os brinquedinhos (até uma bola de papel serve de brinquedo, não sofra com isso). A caixa de areia é bom que fique afastada mas num local onde o gatinho possa ter fácil acesso.
Caixa de areia
Ah, a caixa de areia. Não é porque você disse pra ele que é lá que ele tem que fazer cocô que ele vai fazer. Se o gatinho ainda não tiver esse hábito, vai ser preciso ensiná-lo. Uma sugestão é quando você perceber que ele quer fazer alguma necessidade, colocá-lo na caixinha. Por instinto eles já costumam procurar um lugar onde possam enterrar seus dejetos, mas não custa dar uma mãozinha.
Ração
Não tem jeito. Ração pra filhote custa caro, mas é ela que você vai precisar comprar pelos próximos 12 meses. As rações para filhotes tem nutrientes balanceados com o objetivo de favorecer o crescimento e desenvolvimento dos gatinhos. Evite dar leite de vaca é muito forte para o organismo deles (lembre-se: leite de vaca foi feito para alimentar BEZERROS) e pode causar diarréias fortes no bichinho.
Água
Gatos gostam de água, principalmente água limpa e fresca. Mesmo que ele não tenha bebido toda a água, troque-a pelo menos duas vezes ao dia. Ou tenha uma fonte. Em dias de muito calor, costumo colocar duas ou três pedrinhas de gelo na água, mantém ela mais fresquinha por mais tempo.
Brinquedos
Lá em cima eu falei que uma bolinha de papel serve. E serve mesmo. Pra um gatinho, qualquer coisa é motivo de festa. Aqui tem um
tutorial de como fazer um pompom de lã usando apenas lã, uma tesoura e seus dedos. Quando a Chivas era pequena eu também comprava aqueles palitinhos que vendem em pet shop pra cachorro, que custam R$0,15, 0,30 centavos. E tenha algo que seu gato possa arranhar, caso contrário não vale brigar com o bichano quando ele rasgar seu lindo sofá ou arranhar as pernas dos seus móveis. Gatos precisam afiar as unhas.
Coleira
Se você acostumar seu gatinho desde pequeno, ele vai usar coleira. Escolha modelos leves e confortáveis e principalmente, coloque dados de identificação nela (nome do gato, seu nome e seu telefone). Acredite, ajuda muito se ele for encontrado por uma pessoa honesta.
Vacinas
Gatos precisam ser vacinados para se protegerem de doenças. O calendário e as vacinas que ele deve tomar, são definidas pelo veterinário, mas salvo exceções, seguem a seguinte rotina:
- 02 meses: Vacina Múltipla – Primeira dose
- 03 meses: Vacina Multipla – Segunda dose
- 04 meses: Vacina Múltipla – Terceira dose + Anti-rábica
Vacina múltipla? Sim, vacinas múltiplas protegem seu gato de diferentes doenças. Mas não é porque existe a quíntupla, que você vai aplicá-la. Pode ser que o veterinário julgue necessário apenas a tríplice. Em todo caso sempre acate a orientação do profissional.
Banhos
Seu gatinho se a mamãe não ensinou, vai acabar aprendendo a tomar banho sozinho, não se preocupe. Mas caso seja um gato de pelo longo ou uma filhotinha sapeca que gosta de rolar na terra (feito a Chivas) deixe para dar um ou outro banho após os 60 dias. Coloque uma bolinha de algodão dentro das orelhas para evitar que entre água e seu filhote tenha otite. Sempre dê banho em água morna, nem pense em chegar com água fria perto dele. Seque com toalha e deixe ele tomar um solzinho.
Bom, acho que nem preciso dizer que comida de gente é comida de gente e comida de gato é ração. E que assim como crianças, gatos precisam de amor e disciplina. Ensine desde cedo que ele não pode subir na pia, nem na mesa, muito menos pegar a comida dentro do seu prato, entre outras coisas. E vida longa ao novo rei da casa (ou você acha que o gato aceita um posto abaixo desse?)!
 |
Chivas hoje (com 6 meses) |